1º Temporada


A primeira temporada ((2001-2002)), também conhecida entre os fãs como Dia 1, se passa no dia de uma fictícia eleição primária da Califórnia. A temporada começa à meia-noite, e gira em torno dos cinco personagens principais: Jack Bauer, Teri Bauer, Kim Bauer, Nina Myers e David Palmer.



Sinopse
Terroristas planejam assassinar o candidato à presidência, Senador David Palmer, no dia das primárias eleitorais da Califórnia. Jack Bauer, um ex-soldado da Delta Force e atual chefe da fictícia Unidade Contra-Terrorismo (UCT) de Los Angeles, é convocado para impedir o atentado. Bauer acaba se envolvendo no caso de forma pessoal quando sua esposa Teri e filha Kim são sequestradas por pessoas envolvidas no atentado.

SumárioJack Bauer vinha tentando reconstruir a relação com a sua família, da qual ficou separado por 6 meses, por problemas afetivos, quando recebe um telefonema do trabalho. Na UCT, Jack é informado que o candidato à presidência, Senador David Palmer, o primeiro afro-americano com chances reais de se tornar presidente dos Estados Unidos, será alvo de um atentado dentro das próximas vinte e quatro horas. Jack e sua equipe têm a responsabilidade de impedir o assassinato de Palmer, mas Jack descobre que há um espião infiltrado na UCT que está ajudando os terroristas, e que ele não pode confiar em ninguém, nem em sua própria equipe.

A célula terrorista liderada por Ira Gaines seqüestra a mulher e filha de Bauer para forçá-lo a matar Palmer. Com a ajuda de Nina Myers e Tony Almeida, Jack quebra vários protocolos da UCT e, assim, consegue evitar a morte de Palmer e salvar sua família, derrotando o grupo terrorista. Mas isso o leva à informação de que Gaines, o terrorista que ele vinha perseguindo há doze horas, havia sido contratado por Andre e Alexis Drazen. Jack Bauer e David Palmer unem forças e descobrem o motivo dos Drazen os quererem mortos.


Há dois anos, Jack Bauer, na época um soldado da Delta Force, foi enviado, junto com uma equipe de seis homens, a uma missão ultra-secreta em Kosovo, autorizada pelo Comitê de Defesa do Senado, liderado por David Palmer. O objetivo da Operação Anoitecer era matar Victor Drazen, conhecido como a "sombra" de Slobodan Milosevic. Para manter sigilo, o Comitê não poderia saber qual equipe efetuaria a operação. Jack Bauer foi incumbido de treinar a equipe e liderar a missão, mas, tanto ele quando os outros membros, nunca deveriam saber quem os havia enviado. A missão acabou sendo um fracasso. Toda a equipe, com exceção de Bauer (pelo menos era isso que se imaginava na época), foi morta durante a operação, assim como Victor Drazen, juntamente com sua mulher e filha. Alexis e Andre Drazen, filhos de Victor, descobriram sobre os segredos da missão e agora pretendem se vingar dos responsáveis. Palmer, Bauer e sua família devem pagar pelo ocorrido.

Jack tenta, a qualquer custo, impedir o próximo passo dos Drazen. Eles pretendem cortar a energia de um campo aparentemente deserto em Los Angeles. Jack descobre que o "campo vazio", na verdade, esconde uma prisão federal governamental, subterrânea e secreta, e que a transferência de um prisioneiro será efetuada em alguns instantes. O prisioneiro é ninguém menos que Victor Drazen, o homem que Jack acreditava ter matado há dois anos. Na verdade, durante a Operação Anoitecer, quem morreu foi um sósia de Victor.

Andre consegue libertar seu pai e seqüestra a filha de Jack novamente. Para satisfazer a vontade dos Drazen e impedir que Kim seja ferida, Palmer finge sua morte. Os Drazen oferecem a liberdade de Kim em troca da vida de Jack, mas ela consegue escapar antes que a troca possa ser feita. Os Drazen descobrem que o Senador continua vivo. Então eles dão sua última cartada: ligam para o espião que estava infiltrado na UCT, Nina Myers, e pedem para que ela diga a Bauer que Kim foi morta, e que o corpo acaba de ser encontrado pela Guarda Costeira. Assim Bauer viria à sua procura e acabaria sendo morto facilmente pelos Drazen. Jack se enfurece com a notícia e parte em busca de vingança.

Bauer consegue matar Victor, Andre e seus capangas. Ele entra em contato com a Guarda Costeira para ter informações sobre sua filha e fica sabendo que nenhum corpo foi encontrado nas últimas horas. Ele percebe então que Nina é a espiã e pede à UCT que ela seja detida. Nina descobre que Jack ainda esta vivo e resolve fugir, levando informações confidencias da UCT e apagando os arquivos que possam incriminá-la. Teri, querendo saber o que havia acontecido com Kim e Jack, procura Nina e acaba ouvindo mais do que deveria. Nina percebe que Teri pode ser uma ameaça. Ela a amarra em uma cadeira e atira nela logo em seguida. Jack volta a UCT a tempo de impedir a fuga de Nina e a coloca sobre custodia. Mas, quando vai dar a notícia a sua família de que tudo acabou, encontra o corpo de Teri.

Eventos importantes
No decorrer da temporada muitos eventos importantes ocorrem, alterando drasticamente a relações das personagens, tanto para esta quanto para as temporadas seguintes, entre eles:

Jack tenta reconstruir sua família após ter passado 6 meses separado, mas a tensão surge quando o caso que ele teve com Nina Myers, durante a separação, vem à tona.
O Senador David Palmer fica abalado quando um escândalo envolvendo seu filho pode afetar sua candidatura. Tudo fica muito pior quando sua esposa, Sherry Palmer, tenta encobrir o caso a qualquer custo.
Nina Myers era uma espiã infiltrada na UCT, que não trabalhava "apenas" para os Drazen.
A morte de Teri Bauer.
David Palmer se divorcia de Sherry.
George Mason se torna diretor da UCT Los Angeles.
Acontecimentos desconhecidos da Operação Anoitecer voltariam a tona mais uma vez.

Temas Recorrentes
A primeira temporada marca o início de uma série de acontecimentos que viriam a se tornar uma constante nas temporadas seguintes:

A maldição da cadeira de diretor da UCT - Jack Bauer é a primeira vítima. Começa o dia como diretor da UCT mas é afastado do cargo, em virtude das constantes quebras de protocolo. É substituído primeiramente por Alberta Green, que, por sua vez, é substituída pelo diretor distrital George Mason.
As tramas da série sempre começam com um vilão, que, aparentemente, é o cérebro da operação. Com o passar das horas descobrimos que este era apenas alguém que seguia ordens ou era apenas um subalterno do verdadeiro mentor de todo o plano, que, normalmente, entra em cena quando o primeiro é morto. Nessa temporada, Ira Gaines surge como a ameaça a ser detida. Gaines acaba falhando em sua missão, é morto por Jack Bauer e os irmãos Andre e Alexis Drazen, os empregadores de Gaines, tomam seu lugar.
A trama tem uma estrutura básica muito similar em todas as temporadas: a ameaça inicial é apenas a "ponta do iceberg", o início de algo muito maior que está por vir. O plano de assassinar Palmer, que inicialmente parecia ter propósitos racistas ou mesmo ser algum tipo de conspiração governamental, nada mais era do que uma simples vingança dos Drazen com relação ao Senador e, como descobrimos mais tarde, ao próprio Jack, já que eles os culpam pela perda da família na chamada "Operação Nightfall", em Kosovo, que foi autorizada por Palmer e comandada por Jack.
O azar de Kim Bauer: Nessa temporada ela é primeiramente seqüestrada por Rick, que trabalha para Ira Gaines. Depois de libertada pelo pai, vai ao que chamam de "casa segura", prestar depoimentos sobre seu período no cativeiro. A casa é invadida, agentes são mortos, mas ela consegue fugir de carro com a mãe. Mais tarde, ela vai à casa de Rick, onde uma venda de drogas está prestes a acontecer. A polícia chega e prende todo mundo, inclusive Kim. Finalmente, ela é libertada, apenas para ser novamente seqüestrada pelos Drazen, no caminho entre a delegacia e a UCT. Tudo isso se passa em vinte e quatro horas. Esta era a intenção dos criadores da série, que pretendiam manter um clima de tensão em tempo real. Este é o diferencial desta série, em relação às outras, resultando em inúmeros comentários elogiosos por todos.

Nenhum comentário: